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Arquitetos: Masquespacio
- Área: 150 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Luis Beltran
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto começa com o objetivo proposto pela equipe da Mango de desenvolver a identidade de suas novas lojas da Mango Teen em colaboração com sua equipe interna. Primeiramente, a equipe da Mango já havia realizado uma série de pop-ups a fim de testar uma série de parâmetros para o novo projeto. Entre eles, o uso da cor foi destacado como um dos elementos mais importantes das lojas temporárias que criaram. Por outro lado, a encomenda de projeto especificava muito claramente que a loja deveria ter um alto foco na experiência e na interatividade.
Analisando o público-alvo de meninos e meninas de 11 a 13 anos de idade para o projeto, se estabeleceu um fio condutor relacionado ao estilo de vida desse recorte.
Ana Hernández: "A melhor coisa de ser adolescente é que você vive em um mundo cheio de sonhos, um mundo cheio de coisas para descobrir. É uma idade em que você começa a sonhar grande sem levar em conta os limites. Além disso, as coisas acontecem em sonhos que estão fora do lugar... Coisas que não são realistas...".
Foi assim que a nova loja da Mango Teen foi concebida como um mundo de sonho com suas diferentes perspectivas e seus diferentes elementos desconectados, assim como quando estamos sonhando. Entretanto, neste lugar os sonhos se tornam realidade através de elementos que brincam com nossas mentes e convidam o usuário a interagir com os objetos ao seu redor, trazendo o mundo metaverso à realidade.
Assim que entramos na primeira loja da Mango Teen, encontramos um túnel retroiluminado que imediatamente desloca o visitante.
Ana Hernández: "O túnel na entrada é o que nos remete àquele sonho surreal que tivemos, levando-nos a um futuro em que elementos convencionais do passado se tornam futuristas para as novas gerações".
Uma piscina, uma recepção de hotel e uma máquina de lavar roupa são outros elementos aleatórios da loja da Mango Teen que convidam os adolescentes a entrar em um universo no qual objetos recebem um novo uso, reiterando que aqui eles podem deixar sua imaginação correr solta e usar o espaço como quiserem.
Quanto ao desenvolvimento dos diferentes elementos de exposição das peças de roupa, como as prateleiras e araras, o projeto procurou contrastar as formas tradicionalmente utilizadas para eles, criando um jogo entre linhas retas e formas orgânicas em uma loja que aspira neutralidade em termos de gênero.
Seguindo conceito de transformar o convencional em algo surreal, foram utilizados dois tipos de acabamentos com cor. Por um lado a cor mate convencional e por outro uma cor reflexiva, fazendo uma combinação incomum que por sua vez se conecta com o mundo digital futurista através da paleta fluorescente.
Cabe destacar também que cada componente do sonho desenvolve uma função no espaço: a piscina é utilizada como elemento de exposição, enquanto a recepção de hotel funciona como local caixa para a loja, e a lavanderia onde reciclaremos as roupas antigas.
Por último, mas não menos importante, o provador incorpora o mundo metaverso, com um efeito ótico que distorce a realidade, respondendo a uma das exigências mais solicitadas pelos adolescentes e deixando claro que esta nova loja da Mango Teen foi projetada para que eles tenham um momento de compras inesquecível, cheia de experiências adaptadas ao seu estilo de vida.